O Mundo as Pessoas de Hoje e Crise Mundial
MESMO COM ENORME BOA VONTADE EM AJUDAR A RENDA DOS PAIS, DIANTE DA TERRÍVEL SITUAÇÃO DE DESEMPREGO...
Diante do Cenário de Crise em que as Nações e os Seres Humanos estão inseridos, há uma busca cada vez maior por um Caminho menos tortuoso. Mas, é preciso ter uma Meta além da aspiração material e profissional. É através de Palavras de Esperança que as pessoas acreditam na possibilidade de Paz Interior.
Às situações adversas enfrentadas pelos cidadãos, o Mundo atual é sombrio. As pessoas estão mais imediatistas e, com isso, as decepções são ainda maiores. Apesar disso, vemos um “Processo de Mudança para Melhor no Mundo.
O país passa por crise econômica e institucional. Esse é um momento histórico muito grave. A crise não é apenas no Brasil, é em todo o Planeta. Variando de enfoque, cada país está enfrentando determinado tipo de dificuldade. Isto porque a grande “Crise da Atualidade é de Natureza Moral”.
Há 250 anos, o pensador inglês Thomas Reid afirmou que a criatura do seu tempo havia perdido o endereço de Deus.
Na atualidade diríamos que após haver perdido o endereço de Deus, “Perdeu o Endereço de Si Mesmo” e, por isso, o indivíduo aturde-se.
O excesso de Tecnologia e de Ciência não proporcionou a anelada e desejada Paz. Abriu vários vieses para conflitos, necessidades e utopias. E, por consequência, o desenvolvimento da Natureza Tecnológica não foi imediatamente acompanhado pela “Natureza Moral.
É compreensível que numa sociedade utilitarista, individualista, sexista, os valores sejam muito imediatos e as decepções ainda mais rápidas.
Em consequência, no Brasil, enfrentamos uma crise que não é de agora, ela se vem arrastando através dos tempos e piorando. Mas chegou ao grande momento, como ocorre aos tumores, em que eles atingem um nível e naturalmente precisam ser cirurgiados, e estão alguns deles sendo cirurgiados.
Surpreendem porque nós estávamos acostumados a ver pessoas a quem denominávamos nobres, cidadãos e cidadãs honrados, e que de repente caíram do pedestal, pois suas bases não eram fincadas na dignidade e na altivez, mas sim nos escombros da própria indignidade humana.
A grande lição é que nenhum crime fica completamente acobertado. E mesmo quando as pessoas não tomam conhecimento, a consciência do delituoso é despertada.
Nada pior do que uma consciência de culpa. Graças a isso aumentam os índices da Somatização de Doenças por Causa dos Conflitos Internos, a Depressão, o Transtorno do Pânico e outros Distúrbios de Comportamento, além da Obsessão Espiritual, tomam lugar da falsa paz que antes nós apresentávamos como decorrência natural das ações que foram praticadas.
Diante de um cenário de desemprego e violência, como ter forças para enfrentar um mundo de desafios e expiações?
Mudando as próprias atitudes perante o mundo. Nós estamos acostumados a mudar de telefone, de aparelho cada vez que surge um novo exemplar, que é absolutamente desnecessário.
Principalmente para indivíduos como eu que apenas utilizam para uma chamada telefônica ou ler alguma notícia. Mas há no individuo uma sede de consumismo que é uma projeção do ego, porque através do consumismo ele parece que se realiza, que ele vai ser projetado no contexto social mesmo sem poder.
A crise faz o indivíduo se dar consciência e medir os seus próprios valores, chegando ao estado de percepção daquilo que pode e deve em relação ao que deve e pode.
Aumenta o número de suicídios e pessoas com depressão. Por que isso acontece?
Comentários
Postar um comentário